No dia 09 de outubro de 2010 uma equipe formada por PU5MCH - Michel, PU5YDI - Beto, PY5CT - Peter, PY5OE - Van Halley, PY5ZD - Marcelo e Paulinho, subiu o Caratuva para manutenção nos painéis solares e gerador eólico.

O gerador foi ao chão devido a quebra de seu mastro. Imaginamos a força do vento que ocasionou tamanho estrago. Nossa missão foi de desmontá-lo e trazer à Curitiba para reparos para posteriormente ser novamente instalado em um novo cano a ser levado ao morro.

Um dos painéis solares estava desligado em função da queima de diodos de proteção. Foram substituídos e o equipamento voltou a operar.
O segundo painel solar teve seu controlador de carga danificado e estava ligado "direto" nas baterias. Nessa subida foi instalado um novo controlador.

Agradecemos à todos os associados da ARPA que através de suas contribuições anuais tornam possível mantermos instaladas e em funcionamento essa e demais repetidoras da Associação.


PY5OE - Van Halley, Paulinho (ao fundo), PY5CT - Peter, PU5MCH - Michel (ao fundo), PU5YDI - Beto, PY5ZD - Marcelo

PY5ZD - Marcelo, na metade do caminho (Morro do Getúlio)
 

Floresta fechada, a 1 hora do término da subida
 

Apesar do clima bom em Curitiba (sol), no Caratuva a equipe enfrentou baixas temperaturas... O trabalho nessas condições foi bastante difícil.

Paulinho

Apesar de 15 anos de uso, o mastro que sustentava o catavento mantinha boas condições de uso.

PY5CT - Peter, serrando o mastro para retirada do gerador eólico

A sopa fervendo... deu um novo ânimo à equipe

PY5CT - Peter e PY5OE - Van Halley