Retornar

 

Colaboração: Radiohaus

O que é o Radioamadorismo?

O Radioamadorismo é um dos passatempos mais fascinantes já criado pelo homem e é praticado por milhões de pessoas em todo o mundo, interessadas além da comunicação em si, no próprio desenvolvimento técnico através de experiências com montagens de antenas e equipamentos.

Muitas pessoas confundem o termo "radioamador" com outros serviços de comunicação como a Faixa do Cidadão (PX), comunicação rural, de empresas, caminhoneiros, etc.

O termo "radioamador" na verdade refere-se à pessoa que utiliza-se do equipamento de comunicação e não ao equipamento.

Muitos radioamadores defendem a idéia que o verdadeiro espírito do radioamador está "no sangue" das pessoas que se interessam por essa atividade.

O Radioamadorismo é uma atividade que não faz distinção de classes sociais, raça, sexo ou religião e pode ser praticado por qualquer pessoa que atenda as exigências do órgão regulador desse Serviço, no caso do Brasil a ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações.

Visite www.radiohaus.com.br e veja em "licenciamento" como fazer para conseguir sua licença de radioamador.

O que esperar do Radioamadorismo?

Muito antes de falar em Internet, os Radioamadores já formavam uma rede de amigos e solidariedade em todo o mundo. Alem de ser um hobby "tecnológico" o radioamadorismo pode ser um importante instrumento de apoio em situações de emergência, auxiliando na comunicação, quando os meios convencionais falham.

Através do Radioamadorismo, principalmente os mais jovens, poderão adquirir diversos conhecimentos gerais, nas mais diversas áreas:

Geografia - ao manter contato com diversos locais do Brasil e do mundo, o Radioamador estará adquirindo conhecimentos de geografia, ao consultar os locais em mapas e atlas.

Eletrônica - o Radioamador é um experimentador movido pela curiosidade. Logo surgirá o interesse pela eletrônica para montar seus próprios equipamentos e acessórios. Vale lembrar que muitos dos modernos aparelhos eletrônicos que temos hoje à nossa disposição como rádios, telefones celulares, pagers, etc foram desenvolvidos usando-se por base experiências oriundas do radioamadorismo.

Física e Matemática - para a construção de antenas, torres, linhas de transmissão, gabinetes, etc, será necessário usar diversos conceitos dessas ciências.

Línguas - o Radioamador poderá praticar a conversação de outras línguas, com pessoas de todo o mundo.

Cultura Geral - muitos assuntos e curiosidades sobre os mais diversos assuntos e locais.

Passos para montar uma Estação de Radioamador

1) O primeiro passo a tomar é obter uma licença de Radioamador. Comece "com o pé direito", procurando a LABRE - Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão ou a ANATEL de seu Estado ou região. Não se deixe levar pelo caminho "mais curto" da clandestinidade, pois além de sua atividade não ser reconhecida legalmente e entre os próprios Radioamadores, o uso de equipamento de radiocomunicação sem a devida licença expedida pela ANATEL, infringe leis e pode ser punido com pesadas multas e processo federal.

2) De posse de sua licença, você terá diversas opções de equipamentos e antenas, desde os mais simples que operam em apenas uma faixa, como os rádios de VHF até os mais sofisticados, como equipamentos de banda corrida. Caso tenha obtido licença de classe C, você ficará limitado a operar apenas nas faixas de VHF, UHF e parte das faixas de HF. Caso sua licença seja B ou maior, poderá operar em outras faixas de HF e com maior potência.

Uma outra opção muito interessante, é a de partir para a própria montagem de seu equipamento. Existe muita literatura sobre projetos de equipamentos em livros e na Internet. Algumas empresas, como as americanas Elecraft e a Vectronics disponibilizam equipamentos sob a forma de kits para montagem.

A montagem de seu próprio equipamento é muitas vezes mais gratificante que a compra de um equipamento pronto.

Os equipamentos básicos para começar uma Estação são:

O rádio
Uma fonte de alimentação de 13,8V com corrente superior ao máximo consumo do seu rádio
Uma antena específica para a faixa de operação de seu rádio, que poderá ser construída por você mesmo

3) Determine um local livre de sua casa para a instalação da(s) antena(s). Caso more em condomínio, veja a legislação específica, que garante o direito ao Radioamador da instalação de antenas.

4) Disponibilize um caderno para o registro de seus comunicados. O livro de registro de comunicados é obrigatório nas estações de Radioamador. Caso queira, existem diversos programas de computador que administram seus contatos.

5) Providencie um cartão QSL. O cartão QSL é uma cortesia enviada pelos Radioamadores através dos Correios ou pela LABRE e tem a finalidade de comprovar a realização de seus contatos. O cartão será útil na obtenção de diplomas, que exigem a comprovação dos contatos. O cartão poderá ser criado pelo próprio Radioamador e impresso em uma impressora de computador ou em uma gráfica. Caso queira, as LABREs e diversos clubes de Radioamadores disponibilizam cartões QSL a um custo muito baixo. São cartões padronizados onde há um local para a inclusão de seu indicativo.

Diversas modalidades podem ser praticadas como CW (telegrafia), fonia (voz), transmissão de dados, operação via satélite, QRP (baixa potência), HF (para comunicados com todo o mundo), VHF (contatos locais), etc.

Use sua imaginação e venha fazer parte dessa grande família!

Matéria divulgada no Catálogo 2004 da Radiohaus Radiocomunicação.

O Catálogo Radiohaus é uma publicação anual da Radiohaus Radiocomunicação, marca fantasia de Hübsch Eletrônica Indústria e Comércio Ltda., estabelecida à Rua Pedro de Toledo, 665, 5º andar, Sl.55, Centro, Indaiatuba-SP, telefone (19) 3894-2677, Caixa Postal 260 – CEP 13330-970, Site > www.radiohaus.com.br.

A ARPA agradece Erwin Hübsch Neto, PY2QI por autorizar a inserção de sua matéria neste site.