28/Abril/2012 Histórico de notícias

  Projeto ÍCARO
Um balão meteorológico foi lançado em 28/04/2012 (último sábado) a partir do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da UNESP (campus de Bauru) transportando uma radiossonda e um beacon em fonia (transmissor de voz), com o indicativo especial ZW2WEB.

A radiossonda transmitiu para uma estação receptora de dados meteorológicos os valores de pressão, temperatura, umidade, velocidade, direção do vento e posicionamento.

Em terra, uma estação radio-amadora fez o uplink dessas informações que foram retransmitidas pelo beacon em fonia.
28/04/2012

Reportagem da Rede Globo através da TV TEM


30/04/2012 - Por PY2ADN - Adinei

Olá, pessoal.

Diante de algumas dúvidas que tem surgido entro os colegas, um esclarecimento importante sobre o Projeto ÍCARO se faz necessário:

O beacon de fonia do experimento funcionou das 15h46min às 16h42min, quando por razões ainda a ser esclarecidas o transmissor de VHF deixou de funcionar. Ou seja, o beacon funcionou apenas por 56 minutos, quase por uma hora, quando deixou de transmitir a 11700 metros de altitude, temperatura de 68 graus Celsius negativos e uma pressão de 150 mbr absolutos.

Como a antena de transmissão utilizada era uma J Pole, existiu um nulo bem abaixo do balão, algo que dificultou muito a recepção dos sinais pela estação de resgate, liderada pelo Guilherme PU2WPC.  E pra piorar, naquelas estradas vicinais de área rural não havia cobertura de sinais de telefonia celular e o acionamento de repetidores com HTs não foi possível.
Como a única frequência que estava sendo monitorada pela equipe de resgate era a do beacon (144,330 MHz), e com o único objetivo de auxiliar a equipe de resgate a recuperar nossos equipamentos, já que somente dessa forma teríamos todas as respostas da experiência, optou-se por continuar a transmitir para a equipe de resgate os dados de telemetria da sonda na frequência do beacon, mas diretamente da estação de controle da missão, pois de outra forma, aquela equipe simplesmente ficaria “às cegas”.

Apesar de isso ter sido devidamente esclarecido via rádio
, tanto em 40 metros SSB como em VHF, a maior parte dos colegas que estavam longe do local não se inteirou desse esclarecimento, o que provocou um grande equívoco em relação aos sinais ouvidos em 144,330 MHz depois das 16h42min, pois após esse horário, todas as informações foram transmitidas diretamente pela estação de controle, e não pelo beacon como muitos imaginaram. Lamentavelmente muitos colegas que filmaram parte desses sinais após as 16h42min acabaram se confundindo também, e acabara postando no Youtube vídeos onde apenas aparece o áudio transmitido pela estação de controle, e não pelo beacon... Para que fique bem esclarecido, os áudios transmitidos pelo beacon do ÍCARO foram aqueles entre as 15h46min às 16h42min.

Dessa forma, peço aos colegas que postaram seus vídeos no Youtube, que façam esse importante esclarecimento, até mesmo para não confundir os colegas. Em relação aos logs de sinais recebidos, devem ser considerados apenas o horário das 15h46min às 16h42min.Um interessante exemplo de log foi o da estação do CRAM, operada pelos colegas PY2SAA, PY2ADY e PY2BN em Santa Bárbara d’Oeste:

http://www.cram.org.br/wordpress/?p=3897


http://www.cram.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2012/04/logcram.jpg


Por uma infelicidade, os dados de telemetria da sonda pararam de serem transmitidos a três quilômetros da queda, e até o presente momento, os equipamentos ainda não foram localizados. Para complicar ainda mais, a chuva em todo o final de semana dificultou ainda mais esse trabalho. No entanto, sabemos que os equipamentos caíram nas imediações da cidade de Itu-SP, numa estimativa da seguinte área:

http://www.ipmet.unesp.br/icaro/


As buscas prosseguem, e esperamos recuperar os equipamentos ainda nessa semana. Alguns colegas Radioamadores que também são pilotos de helicóptero sobrevoarão aquela área nessa semana com esse objetivo. Aos colegas da região de Itu que puderem diligenciar nesse sentido, informamos que os equipamentos podem ser identificados pelo paraquedas branco e pelo refletor de papel alumínio, sendo que provavelmente podem estar sobre árvores ou caídos nas plantações de cana que existem naquelas imediações.

Apesar das inúmeras dificuldades, analiso que o experimento do Projeto ÍCARO foi um grande sucesso, pois uniu Radioamadores e Radioescutas de diversos estados num raro, único e inédito experimento científico, e esse era o verdadeiro objetivo do projeto.

Aos brilhantes colegas Willian Schauff PY2GN, Edson W. Pereira PU2MWD e Demilson Quintão PY2UEP, idealizadores e realizadores desse experimento, nossos parabéns pelo belo trabalho realizado. Ao Bruno Biazon e ao Hermes França, pesquisadores do IPMet-UNESP de Bauru que mesmo estando de folga gentilmente se prontificaram a nos ajudar no lançamento do balão - até mesmo porque sem eles esse lançamento não seria possível - nosso muito obrigado! Aos inúmeros colegas de todo o país que nos ajudaram na divulgação, no acompanhamento, no suporte, no monitoramento e no resgate, nossos agradecimentos.

Não percam na página do CRAM o episódio 17 do CRAM TV, com a cobertura completa do projeto:

http://www.cram.org.br/wordpress/?p=3915


As experiências com lançamento de equipamentos de Radioamador em balões continuará, pois esse foi apenas o primeiro passo, com o único objetivo de avaliar a viabilidade ou não desse tipo de experimento, o que acabou sendo comprovado. Assim que tivermos mais informações sobre o projeto, postaremos nas listas.
73,
Adinei, PY2ADN