14/Junho/2007 Histórico de notícias

(Mensagem veiculada na lista Araucária DX)

 

Boa noite a todos !

Estou de volta à lista, depois de quase 48 horas de total blackout tanto de energia quanto de comunicações.

O incêndio foi arrazador e queimou todos os geradores, quadros de comando, etc.

As chamas chegaram à 20 metros de altura. No meio da noite, após o incêndio precedido de explosão, caiu um temporal na ilha escura, com trovões, criando um estranho clima de apocalipse ........

O governo em conjunto com a CELPE, empresa de energia em Pernambuco, mobilizou de imediato um esquema de grande magnitude, que envolveu aviões de diversos tamanhos, dezenas de técnicos, etc.

Ontem a noite, 24 horas depois do acidente, a energia voltou em algumas partes da ilha, num processo que continuou durante o dia de hoje e ainda não terminou. Neste momento, aqui no QTH temos o fornecimento normal, mais em algumas partes da ilha, ainda está tudo escuro ......

4 geradores de 450 KW foram transportados via aérea em aeronaves C-130 desde Recife e 1 estará chegando amanhã de barco, vindo de Natal.

Estas soluções são provisórias, até que sejam reconstruídas todas as instalações destruídas.

Logo no início, as comunicações de celulares das empresas Claro e OI, foram interrompidas, demonstrando a incapacidade de funcionarem  por períodos mais longos sem energia. A TIM, ficou sendo a única alternativa de Celular, funcionando até 24 horas depois. Quanto ao telefone fixo, (TELEMAR), aguentou apenas10 horas .....

Diante disto montamos uma estação HF de emergência à bateria, com carregamento por alternador de carro.

Funcionou bem mais não foi necessário o uso. Como conseqüência natural, muitos perecíveis foram perdidos sendo que os sorvetes em especial foram os primeiros. Fato curioso neste episódio, minha XTAL, PUØFNI, saiu na sua caminhonete distribuindo a muitas crianças, aproximadamente 100 kg de sorvetes, antes da perda total, que seria irreversível.

Os telefones já voltaram a funcionar. Aos poucos a vida aqui vai voltando ao normal.

Amanhã, chega à Noronha a tocha do PAN. Entre os escolhidos para conduzi-la, está provavelmente o único radioamador brasileiro: Ariandna(Morena), PUØFNI. Vou disponibilizar as fotos se possível.

Fico muito grato aos amigos pela preocupação comigo e meus familiares. Vejo nestas horas que o verdadeiro espírito do Radioamador continua forte entre todos nós.

 

Um grande abraço,
André (PYØFF)