30/Agosto/2023 Histórico ARPA
Dentre as inúmeras atividades desenvolvidas no radioamadorismo está a competição denominada de "Caça à Raposa", onde o objetivo é encontrar uma estação denominada "Raposa" que transmite sinais em uma frequência pré-estabelecida, dentro de um intervalo de tempo pré definido.

Os competidores se inscrevem no local designado para a largada e a partir daí, conseguem captar o sinal da raposa que ao decorrer do tempo pode aumentar o intervalo entre suas transmissões (período de silêncio) e até mesmo diminuir sua potência de transmissão.

É definido o domingo pela manhã como sendo o dia mais propício para realização do evento quando observarmos menor trânsito pela cidade, facilitando o deslocamento das equipes com maior tranquilidade e segurança.

O evento de Caça à Raposa da ARPA aconteceu no último dia 30 de julho com inicio as 9 horas e 30 minutos com prazo de 2 horas para as equipes localizarem a raposa.

A largada aconteceu no estacionamento do prédio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná próximo ao Palácio Iguaçu e o Palácio das Araucárias no Centro Cívico em Curitiba.

Nesse local haviam pessoas da organização que anotaram os participantes do evento que formaram 3 equipes que após dado o sinal, saíram em busca da raposa com seus rádios e antenas direcionais.

Enquanto isto outro grupo da organização escondia a referida raposa (rádio e antenas) e ligava os equipamentos para que a mesma transmitisse determinado sinal de tempos e tempos com diferenciadas potencias de transmissão.

Tanto para os caçadores do sinal quanto para a equipe organizadora que se encontrava no local da raposa, a busca e a espera foram angustiantes pois mesmo após quase duas horas de evento o sentimento era de que nenhuma equipe conseguiria encontrar a raposa.

Mas como a esperança é a ultima que morre, as 11 horas e 22 minutos, mesmo já tendo rodeado a raposa por diversas vezes, o radioamador Isaias PY5HE e seu grupo de caça, chegaram ao local exato onde a raposa se encontrava, coroando o evento em seus últimos minutos.

 

A diretoria da ARPA informa que o evento de Caça à Raposa, que há muito não acontecia, deverá voltar à agenda da Associação com mais frequência e brevidade. Portanto fiquem atentos ao site da ARPA e participem, pois encontrar a raposa sempre é um desafio no uso dos nossos rádios e antenas com base em conhecimentos de geolocalização, além é claro, do aprendizado e companheirismo que tornam essa atividade muito estimulante para o nosso hobby.

Equipes caçadoras:

- Equipe 01 ("Mosca Branca")   Mayara  
    Miguel
 
    Cesar Romankiv PU5MTK
    Fernando Romankiv
PY5RT
    Isaías Estevam
PY5HE
       
- Equipe 02   Elisabet  
    José Roberto de Toledo PU5NOC
       
- Equipe 03 ("Caçadora")   Tiago  
    Antonio Moacir Caetano Filho PU5PWM
    Wilson Luiz Prosdócimo PU5WLP


Ponto de encontro - Inscrição e largada  
 
  Toca da Raposa